segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A Casa-Arte do Povo Kassena de Burkina Faso

   Anteriormente conhecida como a República do Alto Volta e renomeado em 1984, após vinte e quatro anos de independência da colonização francesa, Burkina Faso é um país muito pobre da África Ocidental que praticamente não se encontra entre as opções de destinos turísticos nas agências de viagens ocidentais.
   Mas apesar do histórico de pobreza que se soma a grandes secas e golpes militares, o povo dessa pequena nação sem áreas litorâneas se mostra forte e muito rico em termos de criatividade. Um belo exemplo disso pode ser visto na província de Nahouri, no sul do país, próximo a fronteira com Gana, mais especificamente no vilarejo Tiébélé, local habitado pelo povo Kassena, do grupo étnico Gourounsi, desde o século 15.

*Foto 1: Mulheres e Crianças Kassena.

   O que torna esse vilarejo tão especial é a simples e belíssima arquitetura tradicional Gourounsi que dá forma a um complexo de aproximadamente 1,2 hectares de terra na qual se assenta a "Aldeia Real dos Gourounsi", onde vivem o chefe, a corte real e a nobreza do povo Kassena, que procura diferenciar as casas reais das casas comuns a partir do tipo de pintura das paredes e do tamanho das portas. Nesse sentido, as paredes das residências da família real e dos nobres são compostas "por uma série estrutural de tijolos pequenos cobertos com pinturas de argila natural em padrões geométricos bem elaborados" onde "a casa do chefe tem a menor porta por uma questão de proteção" (MessyNessyChic). 

*Foto 2: Residências Reais, Nobres e Comuns
*Foto 3: Residência Nobre

   Mas nem sempre as residência são feitas para os vivos. Mausoléus são erguidos pelo povo Kassena com a finalidade de abrigar os corpos e os demais pertences dos membros da família real. Fato que faz as paredes desses locais serem tão bem trabalhadas quanto as das casas.

*Foto 4: Mausoléu

    Por fim, o site Amusing Planet descreve como a construção desses abrigos são realizadas, assim como as decorações das paredes são feitas e a finalidade de alguns elementos construtivos: " O povo Kassena constrói suas casas inteiramente de material local: terra, madeira e palha. A terra misturada com palha e bosta de vaca  é molhada ao estado de perfeita plasticidade, para moldar superfícies quase verticais. Hoje, essa técnica foi substituída pelo uso de tijolo moldando as paredes com fundações feitas de largas pedras. As casas de Tiébélé foram feitas para defesa seja contra o clima seja contra os inimigos. As paredes tem pouco mais de 30cm de espessura e são projetadas sem vãos para janelas, exceto com uma ou duas pequenas aberturas que permitem a entrada de luz o suficiente para enxergar dentro de casa. As portas da frente têm cerca de 70cm de altura, o que bloqueia o forte sol e a entrada de inimigos. Os telhados são protegidos com escadas de madeira que são facilmente retraídas. E a cerveja local (dolo) é fabricada em casa."

*Foto 5: Residências Kassena
*Foto 6: Detalhe de cozinha Kassena

   "Depois de construídas, as mulheres fazem murais nas paredes utilizando lama colorida e giz branco. Os temas dos símbolos ora tratam de assuntos do cotidiano ora de assuntos religiosos. Depois de terminada, a parede é cuidadosamente polida com pedras, onde cada cor é polida separadamente para que as cores não borrem umas as outras. E finalmente, toda a superfície é revestida com um verniz natural feita de vagens fervídas de néré, a alfarrobeira africana."

*Foto 7: Pintura Kassena sobre Parede
*Foto 8: Pintura Kassena sobre Parede

    "Todo esse projeto também serve para proteger as paredes. A decoração é geralmente feita bem antes da estação das chuvas e protege o lado exterior das paredes da água. Adicionando estrume de vaca, comprimindo camadas de lama, polindo a ultima camada, e envernizando com néré, faz com que a parede resista ao tempo úmido, permitindo que a estrutura dure mais."

*Foto 9: Residência Kassena

*Fotos de Rita Willaert

Nenhum comentário :

Postar um comentário