segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Bacanal

Manuel Bandeira, in: Uma Antologia Poética, Pág. 40. Editora L&PM Pocket, 2013.


Quero Beber! Cantar asneiras
No esto brutal das bebedeiras
Que tudo emborca e faz o caco...
................Evoé Baco!

Lá se me parte a alma levada
No torvelim da mascarada,
A gargalhar de douro assomo...
................Evoé Momo!

Lacem-na toda, multicores,

As serpentinas dos amores,
Cobras  de lívidos venenos...
................Evoé Vênus!

Se perguntarem: Que mais queres,

Além de versos e mulheres?
- Vinhos!... O vinho que é o meu fraco!...
................Evoé Baco!

O alfanje rútilo da lua

Por degolar a nuca nua
Que me alucina e que eu não domo!
................Evoé Momo!

A Lira etérea, a grande Lira!...

Porque eu extático desfira
Em seu louvor versos obscenos,
................Evoé Vênus!

Nenhum comentário :

Postar um comentário